domingo, 19 de setembro de 2010

Mitologia Brasileira

No mundo há várias histórias mitológicas referentes de cada país, povos, tradições e lendas.

“As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais." (retirado de suapesquisa.com)

Quando pensamos em mitos, lendas e histórias criadas pelo povo; lembramos das lendas que escutávamos quando éramos crianças. Que são lendas do nosso vasto folclore brasileiro.

"Folclore e o conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país." (retirado de suapesquisa.com)

Quem nunca ouviu falar na mula-sem-cabeça? Na mãe D'água? No boto?

Lendas que vem de anos, criadas muitas vezes por povos indígenas que por não saber o porquê das coisas arrumavam modos criativos e imaginários de explicar certos acontecimentos. É, crescemos escutando lendas que muitas vezes acreditávamos e ate pensávamos que víamos.
E também tem as lendas mais "recentes" como à lenda da loira do banheiro, do homem do saco e etc..., são lendas criadas muitas vezes para assustar principalmente crianças "mal criadas" que não obedecem aos pais, tios, ou professores...
Todas essas lendas são contadas por nos avós, pais, tios, amigos, professores, e que nós passamos de geração em geração.
Agora abaixo segue uma lenda brasileira antiga e uma mais recente:

Saci-pererê
O saci é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. (retirado de suapesquisa.com)

A Loira do Banheiro (ou a Mulher de Algodão, ou ainda a Big Loira)
Essa é sem dúvida a lenda mais conhecida da lista. Uma aluna (algumas vezes uma professora) loira e muito bonita que aparece nos banheiros dos colégios assustando os estudantes que matam aula. Uma constate em todas as versões é o algodão, a Loira está sempre envolta nele, ou com ele saindo de suas feridas, olhos e ouvidos. Ela morreu no banheiro da escola enquanto matava aula (às vezes devido a um escorregão que terminava com sua cabeça na privada, outras vezes ela morria sufocada com um mau cheiro que saía do ralo), após sua morte, seu espírito passou a ficar vagando pelos banheiros assustando os alunos que matam aula como ela fazia nesse caso o algodão é referente aos tufos que os médicos enfiam no nariz, boca e ouvidos . Há ainda quem diga que se pode invocar a Loira do Banheiro dando descarga três vezes, depois chutando o vaso uma vez e por fim virando-se rapidamente para o espelho. (retirado de nerdssomosnozes.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário