domingo, 31 de outubro de 2010

Ivone Sacchetto

Um dos nossos convidados na 2ª edição do Diálivros - Atos de Criação é a Ivone Sacchetto.

Biografia

Empresária atuante no ramo de bolsas, acessórios e brindes personalizados, Ivone Sacchetto administra uma das fábricas da família. Ama o que faz, dedicando a maior parte do tempo à sua vida profissional. 
Nasceu em Juiz de Fora (MG) e lá viveu sua infância e adolescência, dedicando-se ao esporte, notadamente à ginástica sueca e ao vôlei, à música (teoria musical, solfejo e acordeão) e aos estudos curriculares normais, os quais cursou, com destaque, no Colégio Santa Catarina, onde formou-se em Contabilidade. Posteriormente, dedicou-se também ao estudo de violão, ioga e balé estético.
Ela tem um gosto especial pelos estudos em geral e, principalmente, pela Literatura, daí, talvez, o fato de ter começado a escrever ainda na pré-adolescência, tendo seus primeiros artigos publicados no jornal do colégio O Elo.
Ao casar-se, Ivone transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde criou sua família, formada por uma filha, Adriana Fraya, médica, Newerton, advogado, o caçula, Newtom Júnior e Norton, empresários, os quais já lhe deram quatro netos: Frederico, Mariana, Isabela e Hyago.
Durante 15 anos dedicou grande parte de seu tempo ao trabalho filantrópico, prestando serviços à Casa da Amizade da Família Rotária da Cidade do Rio de Janeiro, da qual foi presidente no período 1978/1979, assinando, durante algum tempo, uma coluna de jornal de bairro Correio de Jacarepaguá, no qual publicava notícias desta e de outras entidades co-irmãs, tendo muitos de seus artigos e palestras sido republicados em revistas e boletins rotários.
Em 1979, participou de um concurso literário lançado pelo Rotary Club RJ Tijuca, tendo seu trabalho sido premiado e publicado no livro Isto é Rotary, comemorativo dos 30 anos do clube, e, em 1986, participou da coletânea Com a boca no mundo.
Ivone Sacchetto pertence à UBT (União Brasileira de Trovadores - Seção Juiz de Fora), tendo participado de alguns concursos literários, com trovas premiadas nesta cidade, entre elas "Ponta Grossa", "Taubaté" e "Búzios", muitas das quais republicadas em coletâneas. Nas artes plásticas, dedicou-se à pintura em porcelana.
Em 1993, tornou-se sócia do Rotary Club RJ Guanabara, considerando a filosofia rotária um canal através do qual pode o ser humano tornar real a concretização do sonho de um mundo melhor para todos. 
A autora é espiritualista, acredita que a vida terrena é a maior oportunidade nos dada por Deus pára o crescimento e a evolução espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário